São Thomé das Letras. Um paraíso natural e místico em Minas Gerais


Sempre ouvimos falar de São Thomé das Letras, em Minas Gerais. Uns amigos que foram voltaram encantados, outros relaxados com tanta tranquilidade e outros ainda nunca mais saíram de lá. Isso foi instigando o nosso desejo de conhecer o lugar. Daí, decidimos vivenciar um pouco do que a cidade histórica tem a oferecer.

Saímos de Itapetininga, em São Paulo, às cinco da manhã. Foram seiscentos quilômetros em rodovias e estradas rurais. Após subirmos muitas serras de paisagens lindas, lá estava São Thomé das Letras.

No pico de uma montanha de pedra, na Serra da Mantiqueira, a quase mil e quinhentos metros de altitude. Município pequeno, de pouco mais de seis mil habitantes. As ruas não são de asfalto ou paralelepípedos. São as pedras São Thomé, um tipo de quartzito comum na região, que preenchem a passagem e também muitas outras construções como a primeira igreja da cidade, a Nossa Senhora do Rosário. 

Descendo as ladeiras, chegamos ao centro onde há outra igreja, batizada com o nome do padroeiro. Ela foi construída no século XVIII e passou por reforma no século XX. Assim como nós, muitos turistas iam e vinham pelas ruas. Chegamos num domingo. Dia em que os hippies se concentram para vender artesanatos. Brincos, colares, pulseiras de pedras e também os filtros dos sonhos.










Hospedagem com jeito de casa

As hospedarias em São Thomé vão desde aluguel de casas a quartos em pousadas. Quem indicou um lugar pra ficar foi a nossa amiga Negra dos Santos, corretora de imóveis. Negra vive há uma década em São Thomé e conhece tudo de canto a canto. Por ela nós nos aproximamos de Aliete Matos Paraíso, a Preta, dona da Pousada Paraíso.

A Pousada Paraíso fica bem perto da entrada da cidade. Basta passar o portal e subir a ladeira à direita, na Rua Marcionílio Ribeiro Costa. No número 275 encontramos um lugar com muro florido e placa em madeira. Pinturas de pontos turísticos do município colorem as paredes externas.

Os quartos têm toda estrutura de que o hóspede precisa. Cama, banheiro, frigobar, tv e tranquilidade. À noite o silêncio é quase absoluto e só é quebrado pela manhã, quando os passarinhos cantam o novo dia. O café é completo inclusive com queijo e manteiga da roça e doces típicos mineiros. 

Por quinze anos Preta administrou a pousada. Depois resolveu voltar para Santos-SP e arrendar o lugar. O tempo passou e ela saiu de uma vez por todas da grande cidade para morar novamente em São Thomé das Letras. “Em Santos fiz curso de estética. Com a bagagem que adquiri pretendo fazer uma sala na pousada e oferecer o serviço para os clientes. Aqui eu me sinto, literalmente, no paraíso.”

Pousada Paraíso
Rua Marcionílio Ribeiro Costa, 275 - Centro
(35) 3237-1231
(35) 9870-6179
(13) 99716-3448 (Whatsap)
www.pousadaparaisosaothome.com.br






























De escravaria a um agradável restaurante

São muitas opções de restaurante em São Thomé. A praça central é rodeada de lugares preparados para atender os turistas. E um deles chama atenção. Casa de pedras, antiga, de porta e janelas de madeira. O Restaurante da Sinhá é uma ótima dica para almoço e jantar. São cinco ambientes com capacidade para 150 pessoas. No fogão à lenha a refeição, tipicamente mineira, fica quentinha o tempo todo. Se preferir um prato diferente, o cliente pode decidir por algum que esteja no cardápio.

Quando disse que o lugar chama atenção é porque ele foi montado há mais de uma década numa escravaria. As paredes internas do Restaurante da Sinhá são de pau a pique. Nos antigos porões dali, por volta do século XVIII, havia correntes e argolas presas na pedra que serviam para guardar escravos do patriarca da família Junqueira. A casa abrigou ainda a primeira agência dos Correios, um antiquário e o Centro Cultural. 

A ideia de transformar o casario em restaurante foi de Lucila Costa e Silva. Empresária do ramo da construção civil, ela foi passear em São Thomé das Letras em 1992 e de lá nunca mais saiu. Fechou a empresa em São Paulo e se mudou com os dois filhos para Minas Gerais. “Eu senti um amor muito grande pela cidade. Era como se estivesse voltando para minha casa”, fala com paixão Lucila. 

O Restaurante da Sinhá fica aberto o ano todo, das 11 horas da manhã às 11 horas da noite na Rua Capitão Pedro José Martins. Aos domingos e feriados o fechamento é mais tarde. Vale a pena conhecer o lugar, sentir de perto um pouco da história e fazer ótima refeição. “Quem vem a São Thomé consegue ter tranquilidade, paz e liberdade”, completa Lucila.

Restaurante da Sinhá
Rua Capitão Pedro José Martins 31 - Centro
São Thomé das Letras-MG Brasil
Tel (35) 3237-1348

































Cachoeiras. Banho de água doce e pura

Quem vai ao município também busca conhecer as belezas naturais como as cachoeiras. São muitas de diferentes tamanhos, quedas e temperatura da água. Nós visitamos algumas. Na Paraíso há uma queda pequena que forma uma prainha logo à frente. Na Véu de Noiva a água é bem fria, a queda forte e há uma piscina natural. Tem também a Cachoeira do Flávio, a Eubiose, o Vale das Borboletas e muitas outras. O Poço Verde é um lugar em Sobradinho, vila perto de São Thomé, que era usado por uma mineradora para exploração das pedras. Após muitas escavações, uma nascente d’água foi atingida e ela brotou do solo formando uma piscina fresquinha com mais de trinta metros de profundidade. Nós pegamos dias de calor então os banhos ajudaram a refrescar de uma maneira deliciosa.


















Grutas e cavernas

Outro passeio praticamente obrigatório é para as grutas e cavernas. Perto do Poço Verde tem a Gruta do Labirinto onde há muitas ‘portas’ de entrada e saída. Também tem a Gruta do Sobradinho, com cento e vinte metros de comprimento e paredes estreitas. É bom estar acompanhado por um guia. Quem nos levou foi José João, conhecido como JJ, um nativo que entende tudinho de São Thomé das Letras.












Mistérios
São Thomé é conhecido pelos mistérios como as luzes que são avistadas no céu e a Ladeira do Amendoim, uma rua de terra em que a gente desliga o carro e ele é puxado novamente pra cima. Não há conclusão do que acontece ali. Mas muitos dizem que é o magnetismo da Terra.

Quem gosta de admirar o céu e o pôr-do-sol precisa subir até um dos pontos mais altos do município. A Pirâmide de Pedra era para ser um mirante, mas a obra foi embargada. Mesmo assim, o lugar continua de pé e atrai gente disposta a ver o sol vermelho se despedir no horizonte. O pessoal se junta lado a lado no telhado da Pirâmide para esperar o espetáculo da natureza. Aliás, quase tudo em São Thomé das Letras é um show à parte.








































Confira o vídeo nesse link
https://vimeo.com/122234162


Postagem mais recente