Você sabia? O maior aquário da América do Sul está aqui no Brasil!


Fotos: everTTon momberg

Texto: Lucianna Campinhos

Quase seis mil metros quadrados de área e um milhão e meio de litros de água. Esta é a dimensão do maior aquário da América do Sul.

O Acqua Mundo, criado no ano 2000, é uma atração maravilhosa, localizada no Guarujá, em São Paulo. São 180 espécies de animais. Cerca de 5 mil peixes, cobras, lagartos e outros belos moradores dos 49 recintos.

Cerca de 70 funcionários dão duro para manter o aquário limpo, bonito e saudável, é claro. Lá tem de tudo um pouco. São animais tão interessantes e com formas tão variadas!!! Com nomes de frutas, de objetos... Conhece a moreia banana? Ela tem o corpo roliço e lembra uma banana. Além de se parecer também com uma cobra, mas não é! E o acará disco? É um peixe achatado e, como o nome diz, lembra um disco. O acará veio dos igarapés do Rio Amazonas.

No Acqua Mundo também existem bichos com nomes de outros bichos. O peixe crocodilo não tem cara de peixe.

O engraçado é cada um aqui tem uma mania e gostos bem específicos. Se o biólogo repetir a refeição mais de uma vez na semana, o peixe crocodilo vai fazer jejum, acredita?  “Nem todos os bichos comem todos os dias. Mas o peixe crocodilo come. Precisamos variar bastante a refeição dele. São 7 ‘pratos’ diferentes na semana. Isso sem falar no formato. Ele dá preferência para o alimento retangular. Se cortar quadrado ele não gosta”, disse Jayson Huss.

O pirarucu, que é o maior peixe de água doce do mundo, tem mais de 2 metros de comprimento e cerca de 150 quilos. E existem dois por aqui, que chegaram pequenininhos e já estão com 11 anos de idade. Agora vai uma curiosidade! Você sabia que metade da respiração dessa espécie é de ar da atmosfera e a outra metade é debaixo d’água? Por isso os dois daqui nadam um pouco e depois sobem para dar uma respirada em cima da água.

Outra grande atração é o Oceano, tanque com 800 mil litros de água salgada, construído especialmente para a exposição de grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões oceânicos.

No aquário também há um grande número de pinguins de Magalhães, da Patagônia. O biólogo nos disse que a maioria veio nadando mesmo. É que às vezes, durante longas viagens pelos mares, eles se perdem e acabam parando na orla do Guarujá. Aí, o jeito é adotar os lindos animais! Eles se adaptam tão bem que já têm dois filhotes brasileirinhos!
Se fossemos contar tudo que vimos ficaríamos horas relembrando o passeio. Então aconselhamos visitar o Acqua Mundo. Um lindo lugar, com um pouco da nossa natureza.

Se preferir, agende seu horário. Escolas, grupos, famílias têm descontos.
Acesse: www.acquamundo.com.br
Postagem mais recente