Andar de bicicleta fortalece o corpo e a alma

Pedalar faz bem para o corpo e para a alma sabia? Este foi o resultado de um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Desporto. De acordo com o estudo, o exercício aeróbico praticado regularmente faz a pessoa se tornar mais resistente a problemas emocionais como a depressão, por exemplo. Também reduz o mau colesterol e o risco de infarto, deixa as costas mais fortes, os joelhos protegidos de grandes impactos, pernas e bumbum endurecidos.

Outras vantagens são o custo da bicicleta (o valor é 30 vezes menor do que um carro médio) e também a liberdade longe dos engarrafamentos. Em muitas cidades da Europa mesmo, a bike é escolhida como a melhor forma de se locomover. 

E não precisa ir longe não para ver que muita gente está aderindo ao meio de transporte. Em Itapetininga, o grupo Dedo de Moça escolheu a bike como uma atividade super prazerosa. Começou pequeno no ano passado, com poucas integrantes e hoje tem mais de 70 pessoas (mulheres e homens, batizados de Pimentões!!!)

Lilian Ferreira, uma das fundadoras, queria fazer uma atividade física e juntou algumas pessoas para um passeio de fim de semana. A brincadeira ficou séria e a galera já viajou longas distâncias. Foi para a praia, serra e pegou muitas outras estradas da região. Além de ser um exercício super puxado também relaxa por causa das brincadeiras e companheirismo das pimentas e pimentões.

As pimenteiras têm uniforme especial personalizado, além de todo equipamento de segurança. "Minha perna era muito fina e hoje, depois de um ano de pedaladas, ganhei coxas musculosas", diz Lilian.

E são tantas histórias de superação! Uma outra integrante pegou uma bicicleta velha e foi atrás do prejuízo. "Estava bem acima do peso. Em três meses já perdi 6 quilos. O estímulo foi tanto que até comprei uma bike nova"!
Prepare-se para pedalar
Se conseguir andar de bike três horas por semana é o ideal. Os resultados já começam a ser notados depois dos primeiros 20 minutos.
Em 10 minutos – Melhoria articular, em 20 minutos – Reforço do sistema imunitário, em 30 minutos – Melhorias a nível cardiovascular, em 40 minutos – Aumento da capacidade respiratória, 50 minutos – Aceleração do metabolismo e em 60 minutos – Controlo de peso e acção anti-stress.
Se interessou? Então, preste atenção em algumas recomendações dos médicos e fisioterapeutas.

Antes de mexer o corpo, peça orientação do professor de educação física, faça alguns alongamentos prévios, sobretudo nas pernas, glúteos, costas e pescoço durante alguns minutos, como se estivesse espreguiçando.

A cada dia que passa, deve aumentar a duração dos alongamentos. Lembre-se de passar protetor solar para proteger do sol e do vento, capacete, luvas e óculos. 
Postagem mais recente